top of page
Banner-SUUB-V_edited.png
Guarulhos - evento híbrido

SUUB EM PAUTA

Conjunto de quatro entrevistas com historiadores alinhadas a cada um dos eixos do evento, imaginadas para provocar os debates e problematizar cada eixo colocado em pauta. Reflexões sobre as representações; sobre as relações de escalas pensadas a partir das fronteiras - como o local, regional, global e o transnacional -; sobre as diferentes flexões e abordagens históricas dos nacionalismos e sobre suas interpretações historiográficas.

Eixo 1

busca agrupar trabalhos que pensem a política, seja por meio de discursos, espaços ou materialidades, em suas representações e manifestações no urbano, enfocando, também as arquiteturas da cidade, monumentos, petições, abaixo-assinados, reivindicações e negociações do/e no fazer (d)a cidade.

Cristina-Mehrtens_edited_edited.jpg

Cristina Mehrtens
UMass Dartmouth

Professora do Departamento de História da Universidade de Massachusetts em Dartmouth. Trabalhou na CDHU em São Paulo (1988-1991), lecionou história da arquitetura na PUCC (1987-1991) e história na Universidade de Miami (1998-2004), na Universidade Internacional da Flórida (2001-2004) e no Miami-Dade College (2002-2004). Seus interesses de pesquisa concentram-se no estudo das questões de identidade e gênero no Brasil do século XX, incluindo tópicos relativos à modernização, ao espaço urbano, e às relações entre o público e o privado

Eixo 2

pretende reunir pesquisas e discussões acerca das instituições, profissionais e especialistas da cidade e os dispositivos criados a partir deles, como códigos legais, normativas e instrumentos de intervenção e ação que movimentam e estabelecem efeitos sobre a vida urbana.

pedro campos_edited_edited.jpg

Pedro Campos
Universidade Federal Rural
do Rio de Janeiro

Professor do Departamento de História e Relações Internacionais (DHRI) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestrado em História Social pela mesma instituição (2007) e doutorado em História também pela UFF (2012). É um dos coordenadores do Lehi (Laboratório de Economia e História da UFFRJ) e membro do Polis (Laboratório de História Econômico-social da UFF) e do Lieri (Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Relações Internacionais da UFRRJ).

Eixo 3

visa congregar reflexões que pautem diferentes escalas, voltando-se a dimensões do local, do regional, do nacional ou do global, relacionando-as com as territorialidades. Abarca ainda a possibilidade de discussão de novas cidades e de projetos urbanos e também questões sobre migrações e fluxos de deslocamentos entre territórios.

Benmergui_edited.jpg

Leandro Benmergui
State University of New York

Professor associado de história latino-americana, história latina e história urbana no Purchase College, da State University of New York (SUNY). Graduado em História pela Universidade de Buenos Aires, na Argentina, é PhD pela University of Maryland, College Park. Na SUNY, ele coordena o programa de estudos latino-americanos e é o diretor da Casa Purchase. Seu trabalho acadêmico se concentra na história social e cultural que envolvem a produção de estruturas habitacionais em Buenos Aires e no Rio de Janeiro durante a Guerra Fria. 

Eixo 4

aproximar discussões que levem em conta diferentes dimensões da vida urbana relacionadas às percepções do espaço pelos corpos, de maneira a enfatizar questões de gênero e raça, bem como sobre apagamentos de memórias e exclusões que segmentam o urbano. Busca também colocar em pauta o urbanismo e suas características disciplinares de maneira a mostrar as interrelações entre projetos, discursos e memórias urbanas.

WhatsApp Image 2022-09-07 at 21.14_edited.jpg

Sabrina Fontenele Costa
Escola da Cidade

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2004) e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2010). Realizou pesquisa de pós-doutorado no IFCH-Unicamp (2016-2019) com temas como arquitetura moderna, gênero e memória com apoio da FAPESP. Autora dos livros "Edifícios modernos e o traçado urbano no Centro de São Paulo (1938-1960)", publicado em 2015; e "Restauro da Faculdade de Medicina da USP", de 2013 e "Modos de morar nos apartamentos duplex: rastros de modernidade" (2021). Docente e coordenadora de pesquisa do Conselho Científico da Escola da Cidade. É Diretora de Cultura do Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento São Paulo e Coordenadora de Prêmios do Instituto Tomie Ohtake. Foi curadora residente da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.

bottom of page