Banner-SUUB-V_edited.png
Guarulhos - evento híbrido

V SUUB

O grupo de pesquisa Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica (CAPPH - UNIFESP) e o Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade (CIEC - UNICAMP) têm o prazer de convidar pesquisadores e pesquisadoras que se dediquem ao estudo da cidade em perspectiva histórica - quer enfocando-a por meio da história urbana, do urbanismo e do planejamento urbano, quer por aproximações afins, como a geografia histórica, as histórias social, econômica e da tecnologia, dentre outras - a participarem da 5ª edição do Seminário Urbanistas e Urbanismo no Brasil. O V SUUB acontecerá de modo híbrido nos dias 12, 13, 14 e 15  de outubro de 2022 e terá como sede a Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, localizada em Guarulhos.

Com o tema Urbanismos e Nacionalismos, esta edição do SUUB pretende contribuir para o debate acerca do urbanismo no Brasil por meio das relações entre esse campo inter-multi-trans-disciplinar. Interessam-nos os debates possíveis a partir das seguintes problematizações: sobre as representações; sobre as relações de escalas pensadas a partir das fronteiras - como o local, regional, global e o transnacional -; sobre as diferentes flexões e interpretações históricas dos nacionalismos e sobre suas interpretações historiográficas. Compreendidos aqui como fenômenos modernos, as nações e os nacionalismos são entendidos como dimensões mutuamente implicadas, dada a busca pela elaboração de um passado mitificado - seja por meio da língua, dos aspectos culturais, das características sociais e das tradições - visando legitimar configurações políticas e territoriais do presente e projetos de futuro. Enfatizamos os nacionalismos, no plural, pela incapacidade de uma definição única de seu conteúdo, que pode ser mobilizado por diferentes interpretações e finalidades. Neste ano de centenários comemorativos sobre este tema no Brasil, nosso convite se estende para pensarmos os urbanismos e nacionalismos como fenômenos historicamente demarcados e constituídos, ambíguos e múltiplos, e que possam, por sua vez, tensionar o tema para dentro ou fora de suas próprias fronteiras, sejam elas regionais ou nacionais, de maneira a articular os fluxos de profissionais e conhecimentos, artefatos e técnicas, às diferentes construções e projetos de nação ao longo do tempo. 

 

Esta edição do evento também pretende aprofundar o debate sobre campos disciplinares dedicados ao urbano. Primeira edição organizada por dois núcleos de pesquisa sediados em Departamentos de História que tradicionalmente têm se dedicado às discussões sobre as dimensões do urbano (CIEC - IFCH - UNICAMP e CAPPH - EFLCH - UNIFESP), o V SUUB procura aproximar as dinâmicas contemporâneas do fazer história do campo do urbanismo, como contribuição à tessitura das zonas de fronteira disciplinares.

Dessa forma, buscamos contribuições que desloquem os sentidos tradicionalmente assumidos das nações e dos nacionalismos de maneira a ampliá-los e relacioná-los a outras escalas, locais, agentes e práticas. Esperamos proporcionar discussões a partir de trabalhos que enfatizem a centralidade do debate e das disputas nos espaços e meios profissionais como aspecto importante do processo de legitimação e afirmação desse campo disciplinar; bem como propostas que tensionem e desloquem a noção de circulação de ideias para além das fronteiras nacionais e contextos regionais.

 

EIXOS

1. Dimensões do político no discurso sobre a cidade

busca agrupar trabalhos que pensem a política, seja por meio de discursos, espaços ou materialidades, em suas representações e manifestações no urbano, enfocando, também as arquiteturas da cidade, monumentos, petições, abaixo-assinados, reivindicações e negociações do/e no fazer (d)a cidade.

2. Tecnocracias, Instituições e dispositivos de poder 

pretende reunir pesquisas e discussões acerca das instituições, profissionais e especialistas da cidade e os dispositivos criados a partir deles, como códigos legais, normativas e instrumentos de intervenção e ação que movimentam e estabelecem efeitos sobre a vida urbana.

3. Territórios, deslocamentos e projetos de nação

visa congregar reflexões que pautem diferentes escalas, voltando-se a dimensões do local, do regional, do nacional ou do global, relacionando-as com as territorialidades. Abarca ainda a possibilidade de discussão de novas cidades e de projetos urbanos e também questões sobre migrações e fluxos de deslocamentos entre territórios.

4. Urbanismos, corpos e memórias

aproximar discussões que levem em conta diferentes dimensões da vida urbana relacionadas às percepções do espaço pelos corpos, de maneira a enfatizar questões de gênero e raça, bem como sobre apagamentos de memórias e exclusões que segmentam o urbano. Busca também colocar em pauta o urbanismo e suas características disciplinares de maneira a mostrar as interrelações entre projetos, discursos e memórias urbanas.

 
 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Fernado Atique

Prof. Dr. Fernando Atique
UNIFESP

Josianne Cerasoli

Profª. Drª. Josianne Cerasoli
UNICAMP

Carlos Moura

Mestre Carlos Moura
UNIFESP

Leonardo Novo

Doutorando Leonardo Novo
UNICAMP

Lucas Knabben

Mestrando Lucas Knabben
UNIFESP

Maíra Rosin

Doutora Maíra Rosin
USP

Michele Dias

Doutoranda Michele Dias 
UNICAMP

Foto_edited.jpg

Doutorando Osvaldo Meca 
UFPR

Raissa Marcondes

Mestre Raissa Marcondes 
UNIFESP

Raquel Jordan

Doutoranda Raquel Jordan 
UNICAMP

Renata Geraissati

Doutoranda Renata Geraissati 
UNICAMP

WhatsApp Image 2022-09-11 at 09.05_edited.jpg

Doutoranda Ruana Alencar
UNICAMP

UNIFESP
UNICAMP
CAPPH
CIEC

APOIO

O encontro presencial do SUUB V ocorrerá no SESC Guarulhos, unidade inaugurada em 2019, e que possui uma estrutura impressionante para eventos e prestação de serviços.

Conheça o local do nosso encontro do dia 15 de outubro clicando nos links abaixo:

Unidade SESC Guarulhos

Fotografias Archdaily

FOMENTO

COMISSÃO CIENTÍFICA

Amália dos Santos - Escola da Cidade

Amilcar Torrão Filho - PUC-SP

Ana Barone - USP

Ana Claudia Scaglione Veiga de Castro - USP

Beatriz Bueno - USP

Carolina Pescatori - UnB

Cristina Schicchi - PUC-Campinas

Dilton Lopes - UFBA

Elisângela de Almeida Chiquito - UFMG

Fabio Alexandre dos Santos - UNIFESP

George Dantas - UFRN

Inês Martina Lersch - UFRGS

Janes Jorge - UNIFESP

José Carlos Huapaya Espinoza - UFBA

Junia Ferreira Furtado - UNIFESP

Luis Ferla - UNIFESP

Marcus Vinicius Dantas de Queiroz - UFCG

Mariana R. Boghosian Al Assal - Escola da Cidade

Nilce Cristina Aravecchia-Botas - USP

Rafael Urano Frajndlich - UNICAMP

Renato Leão Rego - UEM

Ricardo Trevisan - UnB

Rita Velloso - UFMG

Rodrigo Bastos - UFSC

Rodrigo de Faria - UnB

Rogério Monteiro de Siqueira - USP

Roseli D’Elboux - Mackenzie

Viviane Ceballos - UFCG

HISTÓRICO

Há cerca de uma década, um grupo de pesquisadores dedicados às investigações sobre as cidades e seus urbanismos tem se reunido para debater questões históricas e historiográficas. O fórum de tais reuniões recebeu o nome de Seminário Urbanistas e Urbanismo no Brasil, SUUB. Enfeixando, em suas primeiras edições, ocorridas em Brasília (2013), São Carlos (2015), Recife (2017) e Belo Horizonte (2019), prioritariamente, a episteme acerca das biografias e/ou das trajetórias profissionais, já nas últimas edições verificou-se um movimento que procura incorporar aspectos teóricos das abordagens sobre a produção do espaço urbano e seus atores sociais a esta agenda.