Guarulhos - evento híbrido
V SUUB
O grupo de pesquisa Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica (CAPPH - UNIFESP) e o Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade (CIEC - UNICAMP) têm o prazer de convidar pesquisadores e pesquisadoras que se dediquem ao estudo da cidade em perspectiva histórica - quer enfocando-a por meio da história urbana, do urbanismo e do planejamento urbano, quer por aproximações afins, como a geografia histórica, as histórias social, econômica e da tecnologia, dentre outras - a participarem da 5ª edição do Seminário Urbanistas e Urbanismo no Brasil. O V SUUB acontecerá de modo híbrido nos dias 12, 13, 14 e 15 de outubro de 2022 e terá como sede a Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, localizada em Guarulhos.
Com o tema Urbanismos e Nacionalismos, esta edição do SUUB pretende contribuir para o debate acerca do urbanismo no Brasil por meio das relações entre esse campo inter-multi-trans-disciplinar. Interessam-nos os debates possíveis a partir das seguintes problematizações: sobre as representações; sobre as relações de escalas pensadas a partir das fronteiras - como o local, regional, global e o transnacional -; sobre as diferentes flexões e interpretações históricas dos nacionalismos e sobre suas interpretações historiográficas. Compreendidos aqui como fenômenos modernos, as nações e os nacionalismos são entendidos como dimensões mutuamente implicadas, dada a busca pela elaboração de um passado mitificado - seja por meio da língua, dos aspectos culturais, das características sociais e das tradições - visando legitimar configurações políticas e territoriais do presente e projetos de futuro. Enfatizamos os nacionalismos, no plural, pela incapacidade de uma definição única de seu conteúdo, que pode ser mobilizado por diferentes interpretações e finalidades. Neste ano de centenários comemorativos sobre este tema no Brasil, nosso convite se estende para pensarmos os urbanismos e nacionalismos como fenômenos historicamente demarcados e constituídos, ambíguos e múltiplos, e que possam, por sua vez, tensionar o tema para dentro ou fora de suas próprias fronteiras, sejam elas regionais ou nacionais, de maneira a articular os fluxos de profissionais e conhecimentos, artefatos e técnicas, às diferentes construções e projetos de nação ao longo do tempo.
Esta edição do evento também pretende aprofundar o debate sobre campos disciplinares dedicados ao urbano. Primeira edição organizada por dois núcleos de pesquisa sediados em Departamentos de História que tradicionalmente têm se dedicado às discussões sobre as dimensões do urbano (CIEC - IFCH - UNICAMP e CAPPH - EFLCH - UNIFESP), o V SUUB procura aproximar as dinâmicas contemporâneas do fazer história do campo do urbanismo, como contribuição à tessitura das zonas de fronteira disciplinares.
Dessa forma, buscamos contribuições que desloquem os sentidos tradicionalmente assumidos das nações e dos nacionalismos de maneira a ampliá-los e relacioná-los a outras escalas, locais, agentes e práticas. Esperamos proporcionar discussões a partir de trabalhos que enfatizem a centralidade do debate e das disputas nos espaços e meios profissionais como aspecto importante do processo de legitimação e afirmação desse campo disciplinar; bem como propostas que tensionem e desloquem a noção de circulação de ideias para além das fronteiras nacionais e contextos regionais.
EIXOS
1. Dimensões do político no discurso sobre a cidade
busca agrupar trabalhos que pensem a política, seja por meio de discursos, espaços ou materialidades, em suas representações e manifestações no urbano, enfocando, também as arquiteturas da cidade, monumentos, petições, abaixo-assinados, reivindicações e negociações do/e no fazer (d)a cidade.
2. Tecnocracias, Instituições e dispositivos de poder
pretende reunir pesquisas e discussões acerca das instituições, profissionais e especialistas da cidade e os dispositivos criados a partir deles, como códigos legais, normativas e instrumentos de intervenção e ação que movimentam e estabelecem efeitos sobre a vida urbana.
3. Territórios, deslocamentos e projetos de nação
visa congregar reflexões que pautem diferentes escalas, voltando-se a dimensões do local, do regional, do nacional ou do global, relacionando-as com as territorialidades. Abarca ainda a possibilidade de discussão de novas cidades e de projetos urbanos e também questões sobre migrações e fluxos de deslocamentos entre territórios.
4. Urbanismos, corpos e memórias
aproximar discussões que levem em conta diferentes dimensões da vida urbana relacionadas às percepções do espaço pelos corpos, de maneira a enfatizar questões de gênero e raça, bem como sobre apagamentos de memórias e exclusões que segmentam o urbano. Busca também colocar em pauta o urbanismo e suas características disciplinares de maneira a mostrar as interrelações entre projetos, discursos e memórias urbanas.
COMISSÃO ORGANIZADORA
APOIO
O encontro presencial do SUUB V ocorrerá no SESC Guarulhos, unidade inaugurada em 2019, e que possui uma estrutura impressionante para eventos e prestação de serviços.
Conheça o local do nosso encontro do dia 15 de outubro clicando nos links abaixo:
FOMENTO
COMISSÃO CIENTÍFICA
Amália dos Santos - Escola da Cidade
Amilcar Torrão Filho - PUC-SP
Ana Barone - USP
Ana Claudia Scaglione Veiga de Castro - USP
Beatriz Bueno - USP
Carolina Pescatori - UnB
Cristina Schicchi - PUC-Campinas
Dilton Lopes - UFBA
Elisângela de Almeida Chiquito - UFMG
Fabio Alexandre dos Santos - UNIFESP
George Dantas - UFRN
Inês Martina Lersch - UFRGS
Janes Jorge - UNIFESP
José Carlos Huapaya Espinoza - UFBA
Junia Ferreira Furtado - UNIFESP
Luis Ferla - UNIFESP
Marcus Vinicius Dantas de Queiroz - UFCG
Mariana R. Boghosian Al Assal - Escola da Cidade
Nilce Cristina Aravecchia-Botas - USP
Rafael Urano Frajndlich - UNICAMP
Renato Leão Rego - UEM
Ricardo Trevisan - UnB
Rita Velloso - UFMG
Rodrigo Bastos - UFSC
Rodrigo de Faria - UnB
Rogério Monteiro de Siqueira - USP
Roseli D’Elboux - Mackenzie
Viviane Ceballos - UFCG
HISTÓRICO
Há cerca de uma década, um grupo de pesquisadores dedicados às investigações sobre as cidades e seus urbanismos tem se reunido para debater questões históricas e historiográficas. O fórum de tais reuniões recebeu o nome de Seminário Urbanistas e Urbanismo no Brasil, SUUB. Enfeixando, em suas primeiras edições, ocorridas em Brasília (2013), São Carlos (2015), Recife (2017) e Belo Horizonte (2019), prioritariamente, a episteme acerca das biografias e/ou das trajetórias profissionais, já nas últimas edições verificou-se um movimento que procura incorporar aspectos teóricos das abordagens sobre a produção do espaço urbano e seus atores sociais a esta agenda.